Dietas

Aqui poderão encontrar alguns tipos de dietas com experiências pessoais. Caso queiram colocar a vossa dieta aqui e partilha-la, basta enviarem-me por mail.

Dieta de SouthBeach - Estela

"A Dieta de South Beach tem como base a diminuição da insulina circulante de forma a diminuir a nossa necessidade de ingestão de Hidratos de Carbono.
Em relação ao livro, mais de metade é dedicado a fundamentar a dieta. Muito bom.
Tem imensas receitas, muito saborosas e de fácil preparação.

Em relação à dieta em si, esta é feita em três fases:

Fase I - Dura 2 semanas (3 no máximo). Aqui cortam-se os hidratos de carbono; eliminam-se a fruta (por causa da frutose), leite e derivados, excepto queijo magro, todas as massas e pão e as bebidas alcoólicas. Ou seja, a alimentação é essencialmente à base de legumes/ vegetais, frutos secos, queijo, peixe, carne, marisco.
Nem imaginam as sobremesas deliciosas que se consegue fazer com queijo, adoçante e aromas ou chocolate negro.
É normal perder entre 2 a 5 kg nesta fase.

Fase II - Dura o tempo necessário a atingir o peso pretendido. Reintroduzem-se o leite e derivados, as frutas (evitando as tropicais e amiláceos como a banana)e os hidratos de carbono, mas apenas integrais. Aprende-se a dosear as porções.

Fase III - Dura o resto da vida (hehehe). Basicamente ensina-nos como devemos alimentar-nos de forma saudável. Nenhum alimento é proibído, mas é importante ser moderado.

Sempre que escorregarmos, podemos voltar à fase I. Já andei nesta fase 3 vezes, não por necessidade de perder peso, mas porque acho óptima como desintoxicação."

Dieta 'Ciclo de Hidratos de Carbono' - Mehira

"Vou partilhar também a minha dieta:-)
Na verdade,o que funciona comigo pode não funcionar com o outro e vice-versa. Nada como experimentar e adequar uma determinada dieta a nós mesmos. Tudo vai depender,a meu ver,dos estilos de vida e treino de cada um e por isso esta dieta é a mais adequada para mim.
Aquilo que eu faço é "ciclar os hidratos de carbono": um dia com alto consumo de HC´s,outro com ingestão moderada de HC´s e um outro dia com baixo consumo de HC´s. Estes três dias são divididos consoante o treino. Ou seja,um treino de longa duração e "pesado" exige um dia de alto consumo de HC´s. O mesmo raciocínio para os dias de baixo e moderado consumo.
Assim,a dieta de ciclar hidratos de carbono vai permitir que ingiram HC´s nas alturas em que eles são mais necessários,evitando,desta forma,que os HC´s ingeridos sejam convertidos em gordura. É importante serem realizadas 6 a 7 refeições diárias, onde os hidratos de carbono devem prevalecer no pequeno almoço,pós-treino imediato e refeição pós treino;proteinas,vegetais e gorduras de boa qualidade podem ser consumidas sozinhas ou juntas com os HC´s. Como faço treinos intensos de segunda a sábado e muitas vezes duas vezes por dia,esta dieta revelou-se muito eficaz. Sinto-me com energia durante os treinos,não permite perda de massa muscular e,a longo prazo,permite,até,ganhos de massa muscular e perda de gordura simultaneamente. Poucas pessoas acreditam que tal seja possível,mas só experimentando para conferir os resultados.
Exemplo
-high carb day
112g de Hc´s
150g de proteína
50g de gordura boa

-low carb day
105g de Hc´s
150g de proteína
50g de gordura boa

Isto é só um exemplo. As quantidades vão depender do estilo de vida,do tipo de treino,do objectivo pretendido e do próprio metabolismo de cada um.
Como proteínas, vegetais e gorduras eu consumo os alimentos referidos nas dietas citadas tanto pelo Sérgio como pela Estela. Como Hc´s ingiro, basicamente arroz,massa,batata doce,fruta,pão integral e aveia.


Para completar,faço também o chamado "dia do lixo" e escolho o domingo. Neste dia,permito-me comer tudo o que gosto sem olhar às calorias e afins e que sei que nos outros dias não o faria. Isto permite-me começar a dieta na segunda-feira cheia de vontade e sem qualquer sacrifício,com muita energia para treinar e com o metabolismo mais acelerado.De segunda a sábado sigo uma dieta limpa,não saio da "linha"(nem uma miniatura eu como lol) nem ando a dar em doida por não o fazer:-) Esta é para mim uma das grandes vantagens do dia do lixo. Mas convém referir que neste dia não é permitido comer até cair para o lado:-)

Pronto,é isto! E depois que começei a incluir o Crossfit aos meus treinos,aliados a esta dieta,mais resultados vi e senti. Afinal de contas:
Treino + Alimentação = RESULTADOS "