Perguntas Frequentes

Aqui poderão encontrar algumas respostas ás perguntas mais frequentes que poderão surgir ao visualizar o site.

1. O que é a 'Missão do Dia'?

A 'Missão do dia' é o treino, desafio, missão que terás que desempenhar nesse dia. Seja ela qual for, tenta completa-la, nem que tenhas que a adaptar. Se precisares de ajuda para adaptares alguma Missão, envia-me um e-mail.

2. Todas as Missões do Dia, são para mim?

Sim são. Podes ter é que adapta-las ás tuas capacidades neste momento, ou ao equipamento que dispões. Mas atenção, para além de completar uma Missão, tens de te certificar que a cumpres com todos os requisitos para efectuar os movimentos com a técnica perfeita e com segurança. Para isso consulta o separador de Exercícios para veres os vídeos ou descrições da maior parte dos exercícios.

3. Posso fazer todas as Missões do Dia, ou devo descansar algum dia?

Tens de descansar. O ideal é fazeres 3 Missões do Dia e descansares um dia. Mas como tudo depende do nosso estilo de vida, se por motivos profissionais, familiares ou pessoais, tiveres que apenas treinar durante a semana, podes por exemplo, treinar durante a semana e descansar ao fim-de-semana. Cada caso é um caso, para um melhor esclarecimento entra em contacto comigo.

4. Devo parar de fazer o exercício físico que faço neste momento e passar só a fazer as Missões do Dia?

Depende muito de qual o exercício que fazes, mas não deves parar totalmente. até é bom continuares pois assim poderás ver as melhorias de desempenho depois de começares a fazer as Missões do Dia.

5. Tenho problemas nos joelhos, posso na mesma fazer as Missões do Dia?

Quaisquer problemas físicos que tenhas, devem ser diagnosticados e acompanhados por um profissional da saúde. No entanto podes entrar em contacto comigo que eu posso ajudar-te ou encaminhar-te para um profissional de saúde competente e com experiência em Medicina Desportiva.

6. Qual a melhor hora do dia para treinar?

Muitos aconselham a treinar no fim do dia. Eu aconselho a treinar quando puderes, seja de manha cedo, ao início da tarde, ou á noite. Desde que tenhas uma boa alimentação e um descanso ideal, podes treinar a qualquer hora. É melhor treinares do que não treinar e na minha opinião, devemos estar preparados para qualquer desafio que nos apareça na vida e de certeza que esses desafios não vão aparecer só no fim do dia.

7. É um método bom para emagrecer?

Emagrecer depende de muitos factores, mas este exercício físico permite queimar mais calorias e de uma forma mais eficaz, devido á sua intensidade e a utilizar na sua grande maioria movimentos funcionais.

8. O que são 'movimentos funcionais'?

São um grupo de exercícios, que devido á sua mecânica, preparam o corpo para actividades realizadas no quotidiano. São movimentos naturais, que estão no nosso DNA. São essenciais para a nossa qualidade de vida. Movimentos como sentar, empurrar, correr, pegar qualquer coisa do chão, etc. 

9. Quais os grandes benefícios deste tipo de treino?

Resistência Cardiovascular, Resistência Muscular, Força, Flexibilidade, Potência, Velocidade, Coordenação, Precisão, Agilidade, Equilíbrio.

10. Como é possível beneficiar nestes 10 aspectos do exercício físico com este tipo de treino?

Devido á constante variação de treinos, á alta intensidade e aos movimentos funcionais. Estes 3 princípios garantem a melhoria da condição física nestes 10 aspectos.Assim como o uso de exercícios de variadas modalidades, tais como: Ginástica, Halterofilismo, Atletismo, Remo, Musculação.

11. Como nasceram as Missões do Dia e este tipo de treino?

As Missões do Dia, nasceram da minha experiência como Atleta, Instrutor de Musculação, Personal Trainer e recentemente como Treinador Certificado de Crossfit. Principalmente o Crossfit teve grande impacto na minha maneira de ver o exercício físico e as Missões do Dia, baseiam-se a 100% nos princípios de treino do Crossfit.